Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Outros Jeitos de Usar a Boca - Rupi Kaur










Autor: Rupi Kaur
Paginas: 271 (Edição Bilíngue)
Volume: Único
Editora: Planeta
Nota: 9




Sinopse:     "Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia - e que também assina as ilustrações presentes neste

volume."


     
     A experiencia de ler poemas é extraordinária. É impressionante como tanta coisa pode ser dita em estrofes tao pequenas, mas tao pesada, de informações e sentimentos. Ler poesia não é uma coisa comum, apesar de ser tão indicada por alguns. Algumas pessoas realmente não gostam do formato ou da forma como a poesia soa, ou simplesmente não encontraram o poema certo. Para mim foi a ultima opção, eu ainda não tinha encontrado o poema certo e acredito que só o encontrei agora. Já tinha lido poesia claro, mas nenhuma que me estimulasse a ler mais textos assim como esse.





     Outros jeitos de usar a boca é um livro que conta a historia de um mulher, indiana, de pele escura, que ama, sente e sofre, e de muitas outras mulheres como ela, que amam, sentem e sofrem. É um livro feito por uma mulher para mulheres. Ele trata das situações e sentimentos pelas quais as mulheres passam, como o amor de uma mãe, a aceitação, a dor.

     A coisa mais negativa que eu encontrei no livro foram as poucas paginas, e só. Como a minha experiencia com poemas é minima, não posso afirmar que esse livro é um dos melhores atualmente com as mulheres como tema principal, estão direi o que eu achei tirando as comparações com outros poemas. 

     Para mim sinceramente esse livro foi excepcional. O primeiro ponto positivo para mim foi a forma como ela escreveu, tentando se ligar ao máximo a sua cultura de origem, o que me faz pensar o por que nós as vezes tentamos ao máximo fugir da nossa própria cultura já que é ela que ajuda a nos moldar. E segundo foi sobre o que ela escreveu. No mundo de hoje é esse tipo de livro é essencial. É importante que nós falemos sobre mulheres e sobre todo esse mundo que as envolvem, a luta por um espaço melhor na sociedade ainda não acabou.

     Então, eu sinceramente recomendo esse livro a todos. É importante que leiamos mais livros assim, não importa quem leia ele e sim que ele seja lido. Claro que as mulheres irão, provavelmente se identificar mais e entender mais o livro, mas isso não significa que as outras pessoas também não precisem tentar entende-lo. 

"nossas costas
 contam histórias
 que a lombada
 de nenhum livro
 pode carregar

 -mulheres de cor"
~Outros jeitos de usar a boca

     Já leu o livro? Sim? Conte nos comentários o que você achou!
     Não? Então aproveita para comprar agora!

COMPRE AGORA O LIVRO!


.........

Um comentário: